Cozinhar é uma terapia que contribui para o bem-estar e o equilíbrio emocional. Cozinhar ouvindo as músicas preferidas, preparar a comida pensando nas pessoas que irão se alimentar, os elogios que irá receber, faz você distrair e se desligar dos seus problemas. Há quem diga que cozinhar é uma arte. Mas também pode ser um grande prazer. Cozinhar pode ser uma forma de descontrair, de relaxar, de se divertir. O cuidado e a atenção de quem cozinha são importantes. Para que haja esse cuidado e para que se possa alegrar a pessoa a quem se vai oferecer a comida, é preciso eliminar ou mudar o pensamento de que cozinhar é chato, de que é trabalhoso, etc. Mude o pensamento, lembre-se que além do próprio alimento, a pessoa vai absorver também o sentimento com que você fez a comida. Se você preparar o alimento com amor, surgirá nas pessoas o sentimento de fraternidade e de agradecimento por aquela comida. Experimente fazer com este intuito. Para aqueles que já apreciam o hábito de cozinhar, não o percam, e para os que não gostam, descubra o bem que pode fazer à você. Por isso é preciso repensar o quanto "ganhamos e perdemos" com nossas escolhas. Acredito que o equilíbrio, o meio termo é uma ótima opção. Não abandone a cozinha, faça do ato de cozinhar uma terapia nos momentos possíveis e ganhe mais saúde e o amor de seus familiares.

Seja Bem-Vindo!! Bom Apetite! Cadastre-se para seguir o blog..Em breve muitas surpresas .

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Bolinho de arroz com calabresa

bolinho-arroz-com-calabresa

 1 xícara de arroz cozido 1 ovo 1 xícara de farinha de trigo 1 xícara de leite 1 colher (sobremesa) de sal Salsinha e cebolinha a gosto 1/2 xícara de queijo parmesão 1/2 xícara de linguiça calabresa picada

 Modo de Preparo Misture todos os ingredientes numa vasilha Pegue a massa com uma colher (sopa) Frite os bolinhos em óleo Coloque os bolinhos em papel toalha para que absorva o óleo Sirva quente.

http://www.aninhareceitas.com

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Pudim de Brigadeiro

1
6 colheres sopa cheias de amido de milho 1 litro de leite 1 lata de leite condensado 2 barras de chocolate 170/180g 1 lata de creme de leite Granulado de chocolate

 Em uma panela dissolva o amido de milho no leite e o leite condensado e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar e ferver por 2 minutos. Retire do fogo e misture 1 barra de chocolate. Molhe com água uma fôrma de furo central média ou um pirex pequeno e coloque o creme. Cubra com papel-alumínio e leve a geladeira por 3 horas. Calda: Em uma panela coloque o creme de leite e deixe amornar, sem ferver. Retire do fogo e misture a outra barra de chocolate. Desenforme o pudim em um prato grande. Cubra com a calda e salpique o granulado de chocolate e sirva em seguida. Variação Eu gosto muito de chocolate meio amargo para cobertura (calda). http://www.receitasnota10.com

terça-feira, 22 de outubro de 2013

LEGUMES GRATINADOS

1157727_1770069936464643_1111371996_n

500 g de batata sem casca em rodelas finas 2 cenouras sem casca cortadas em cubinhos Sal a gosto 1 caixa de creme de leite 3/4 de xícara (chá) de maionese 1/2 tablete de caldo de legumes esmigalhado 1/2 xícara (chá) de ervilhas 1 pimentão pequeno verde sem sementes, em cubos 1 pimentão pequeno vermelho sem sementes, em cubos 1 pimentão amarelo sem sementes, em cubos 1/2 xícara (chá) de milho-verde 1 xícara (chá) de queijo mussarela ralado 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Cozinhe a batata e a cenoura em água e sal até ficarem macias. Escorra e reserve. Aqueça ligeiramente o creme de leite e misture à maionese. Retire do fogo e dissolva o tablete de caldo no creme de leite quente. Misture as ervilhas, os pimentões e o milho. Reserve. Arrume uma camada de batata e cenoura num refratário. Cubra com a mistura de creme de leite. Por cima, ponha a mussarela. Repita as camadas e finalize com o creme de leite. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno até gratinar. Sirva quente.
http://www.aguanaboca.org

TORTA DE STROGONOFF DE FRANGO

Torta de Strogonoff de Frango
  • Strogonoff de frango:
    • 1 kg.de peito de frango
    • 1 copo de molho de tomate peneirado
    • 1 lata de creme de leite sem soro
    • 1 cebola ralada
    • 1 colher de manteiga
    • 2 dentes de alho
    • sal a gosto
    Purê:
    • 11/2kg de batatinha
    • 100 g de manteiga
    • 2 colheres de queijo parmesão
    • 1 copo de requeijão
    • 200g de queijo Mussarela
  • Cortar o peito de frango  em pedaços pequenos e temperar a gosto.
  • Ralar a cebola, o alho e dourar na manteiga, juntar o peito de frango, o molho de tomate e deixar cozinhar,depois de cozido acrescentar o creme de leite ,mexer e desligar.
  • Com as batatas fazer um purê bem macio e acrescentar a manteiga e o queijo parmesão.
  • Em um pirex redondo de aproximadamente 40 cm forrar o fundo e os lados com o purê. Em cima do purê cobrir com requeijão. Depois do requeijão, colocar o Strogonoff. Por último cobrir com queijo mussarela, polvilhar com queijo parmesão e levar ao forno em 180º.
  • Quando o queijo estiver gratinado desligar e servir com arroz.
http://www.aguanaboca.org

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PUDIM DE CLARAS


Pudim

  • 6 claras
  • 12 colheres de sopa de açúcar

Calda de açúcar caramelizada

  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de água

modo de preparo

Pudim

Bater as claras em neve e adicionar o açúcar aos poucos. Quando a mistura estiver uniforme, despejar em uma forma de pudim untada com calda de açúcar caramelizada e levar ao forno quente em banho maria, por aproximadamente 40 minutos.

Calda de açúcar caramelizada

Colocar no fogo até ficar escura e despejar na forma ainda quente.
http://tvg.globo.com

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Bolo de Laranja Inteira

bolo-de-laranja-inteira
 1 laranja média com bastante caldo 3 ovos inteiros 1 1/2 xícara (chá) de açúcar 1/2 xícara (chá) de óleo 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó Cobertura suco de 1 laranja 2 colheres (sopa) de açúcar

Bater tudo no liquidificador: a laranja inteira picada (tirar apenas as sementes), os ovos, o açúcar e o óleo. Bater bem. Despejar numa vasilha, adicionar a farinha de trigo e o fermento em pó. Misturar bem. Assar em forma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo, em forno médio e pré-aquecido até dourar. Cobertura Misturar o suco da laranja com o açúcar e despejar sobre o bolo ainda quente, depois de furar toda sua superfície com um garfo.

http://www.aninhareceitas.com

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Batatas com Creme de Leite

batatas-com-creme-de-leite

  • 1kg de Batatas
  • 400ml de Creme de Leite
  • 1dente de Alho
  • 30g de manteiga
  • 100g de queijo ralado
  • Sal e Pimenta a gosto
  • Descasque as batatas e corte elas em rodelas finas, disponha as batatas em uma bacia com o creme de leite o alho picado sal e pimenta a gosto.
  • Deixe descansar por 20 minutos.
  • Ponha as batatas e o creme de leite em uma travessa pincelada com manteiga, cubra com queijo ralado e pedaços de manteiga e leve ao forno 210º até as batatas ficarem cozidas.
http://www.aninhareceitas.com

sábado, 5 de outubro de 2013

FOGAZZA SABOR PIZZA

554568_10151739220195479_570314553_n

2 batatas medias cozidas e espremidas 4 xícaras de farinha de trigo 15 g de fermento para pão ½ xícara de óleo ½ xícara de água 1 colher de sobremesa de sal Recheio: Mussarela , tomates, Orégano ,Azeite e Sal

 Modo de Preparo Em uma tigela misture a água que cozinhou a batata  e o fermento, junte a farinha o óleo a batata e o sal Misture muito bem sovando Descanse a massa por 30 minutos . Eu deixei a minha massa descansando  por várias horas. Quanto mais descansar, melhor o resultado.
estique a massa numa assadeira  e coloque o recheio e regue com azeite.
Obs: Fiz essa massa e realmente é maravilhosa.

Falso Anel de Cebola

Falso Anel de Cebola
100 g de biscoito de polvilho moído (1 ¼ xícara de chá) 3 colheres (sopa) de creme de cebola (30 g) 3 colheres (sopa) de farinha de trigo (30 g) 2 colheres (sopa) de requeijão (70 g) 2 claras ½ cebola ralada e refogada (2 colheres de sopa) farinha de rosca para empanar.

1°- Numa tigela coloque 100 g de biscoito de polvilho moído, 3 colheres (sopa) de creme de cebola, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de requeijão, 2 claras e ½ cebola ralada e refogada e misture bem até formar uma massa homogênea. 2°- Pegue pequenas porções de massa e com as mãos faça rolinhos (18 cm X 0,5 cm de diâmetro). Una as pontas de cada rolinho formando um anel. Passe os anéis na farinha de rosca e frite em óleo quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida.

http://www.aguanaboca.org

Massa para todos os tipos de salgados...

 

Massa para todos os tipos de salgados (Esfiha ,cachorro quente de forno, enroladinho de queijo e presunto ,hambúrguer de forno,pizza, joelho e etc)

Essa receita tenho a tantos anos que a página onde ela está escrita mal dá para ler de tanto que usei.

Eu sempre guardei essa receita a sete chaves....Receita de profissional.
1 Kg de farinha de trigo
2 copos de leite morno.. O copo pode ser o de requeijão
4 tabletes de fermento de pão---60 gramas
1 Xícara de óleo
1 colher de sopa de sal
Colocar em uma travessa 3 xícaras de farinha de trigo, 4 tabletes de fermento de pão e  2 copos de leite morno. Antes dissolver bem o fermento no leite.....em seguida acrescentar o óleo e o sal e o restante da farinha deve ser adicionada aos poucos.. Mexer bem a massa até chegar ao ponto ..Sove bastante....Até desgrudar da mão..É uma massa deliciosa de trabalhar....Super macia...
Quanto ao tipo de salgado que vai fazer use a criatividade...

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Fricassê

fricasse 2 peitos de frango sem osso e pele (filé) 1 colher (sopa) de manteiga 1 fio de azeite 2 dentes de alho 2 cebolas 2 tomates 1/2 xícara (chá) de azeitonas fatiadas sal e molho de pimenta a gosto colorau salsinha 300 g de requeijão cremoso 300 g de mussarela ralada Para decorar batata palha a gosto Creme: 2 latas de milho verde escorrido 2 xícaras (chá) de leite 1 caixinha de creme de leite 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina 3 colheres (sopa) de farinha de trigo sal se necessário
.

Modo de Preparo Tempere o peito de frango e cozinhe em água suficiente para cobri-lo Após cozimento passe o peito do frango para um prato e deixe esfriar, processe-o no modo pulsar ou desfie Coloque a manteiga, o azeite na panela, acrescente as cebolas picadinhas o alho e os tomates, dê uma boa refogada, junte o peito desfiado, o molho de pimenta sal e o colorau, se necessário coloque um pouco do caldo do cozimento do peito caso esteja muito seco, junte a salsinha picada, as azeitonas, retire do fogo e acrescente o requeijão mexa e reserve Bata no liquidificador as duas latas de milho escorridas, as duas xícaras de leite Leve uma panela ao fogo com 3 colheres de manteiga e 3 colheres de farinha de trigo, mexa até incorporar a manteiga e o trigo Junte o milho batido, continue mexendo até engrossar, verifique o sal (lembre-se que o milho e a manteiga tem sal) deixe no fogo uns três minutos, retire do fogo e acrescente o creme de leite Montagem: Unte o refratário levemente com azeite, despeje o frango espalhando bem, coloque por cima o creme de milho e por último a mussarela ralada ou picadinha Leve ao forno médio até que derreta o queijo Espalhe batata palha e sirva.

http://www.aninhareceitas.com

Costela na panela de pressão

costela-na-panela-de-pressao
1 kg de costela bovina sem muita gordura 100 g de bacon sem pele 6 cebolas grandes Pimenta de cheiro a gosto Sal a gosto

  • Modo de Preparo
  • Tempere a costela com pouco sal e reserve
  • Descasque as cebolas e corte em rodelas
  • Pegue a metade das cebola e faça uma camada no fundo na panela de pressão
  • Coloque a costela em cima da camada de cebola
  • Coloque o bacon por cima da costela
  • Cubra a costela e o bacon com a outra metade das cebolas
  • Tampe a panela e leve em fogo médio por 45 minutos ou até que o liquido dentro dela segue
  • Não é preciso colocar água, a cebola e a costela vão soltar muita água.
  • Para acompanhamento pode ser usado arroz branco , farofa ou mandioca, cai muito bem 
http://www.aninhareceitas.com

MARIA MOLE COM MORANGO

maria-mole-com-morango

1 vidro de leite de coco bem gelado 4 colheres (sopa) de leite bem gelado 1 colher (sopa) de emulsificante para sorvete ¾ de xícara (chá) de açúcar 4 colheres (sopa) de água 1 envelope de gelatina incolor 1 xícara (chá) de coco fresco ralado 1 e ½ xícara (chá) de morangos picados e bem secos Coco fresco ralado para polvilhar

 Modo de Preparo Na batedeira, bata os dois tipos de leite, o emulsificante e o açúcar até aumentar o volume. Reserve. Polvilhe a gelatina sobre a água, misture e dissolva em banho-maria ou no micro-ondas. Deixe amornar e adicione ao creme reservado, batendo sempre até não cair das pás da batedeira. Unte levemente com óleo uma assadeira pequena e polvilhe o coco. Junte, sem bater, o coco fresco ralado (1 xícara) na mistura e despeje metade na assadeira. Por cima, disponha o morango picado e cubra com a mistura restante. Depois, polvilhe mais coco e leve à geladeira de um dia para o outro ou até ficar firme. Desenforme e sirva a seguir.

Obs....Eu faço a maria mole de caixinha comprada no supermercado..2 caixas é o suficiente para um refratário grande.

http://www.aninhareceitas.com

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sobremesa do Preguiçoso

sobremesa-do-preguiçoso
1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 1 iogurte natural 1 suco em pó (sabor da fruta que escolher) 1 lata de compota escorridas e lavadas(abacaxi, pêssego etc) ou 500gr de frutas frescas como morango.
Modo de Preparo
Bata os 4 primeiros ingredientes no liquidificador . Depois intercale numa vasilha fruta e creme. Leve a geladeira por uns 20 min para que fique mais durinho.

http://www.aninhareceitas.com

Palha Italiana de Tangerina e Moça Galak

detalhe receita

Ingredientes
  • 1 pacote de Biscoito de Maisena TOSTINES®
  • 1 lata de MOÇA GALAK
  • 5 colheres (sopa) de suco de tangerina
  • meia colher (sopa) de raspas da casca de tangerina
  • meia xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
Modo de Preparo
Triture metade do Biscoito TOSTINES® até obter uma farofa e pique o restante. Reserve. Em um recipiente, misture o MOÇA GALAK com a farofa, o suco e as raspas da casca de tangerina até ficar homogêneo. Junte o Biscoito picado e mexa bem. Espalhe sobre um refratário (23 x 23 cm) e leve à geladeira por cerca de 1 hora ou até firmar bem. Corte quadrados (4 x 4 cm) e passe-os no açúcar de confeiteiro. Sirva.
DICA:
- A palha italiana tem sido cada vez mais utilizada como lembrancinhas para casamentos, aniversários e eventos em geral. Abuse da criatividade e presenteie com o docinho embrulhado em embalagens diversas.

http://www.nestle.com.br

Batata Assada Recheada

batata-recheada

6 batatas cozidas com água e sal com casca 150 g de mussarela 150 g de presunto cebola picada Azeitonas picadas Requeijão cremoso.
Obs..Não deixar a batata cozinhar demais...Pois ainda vai ao forno.

Modo de Preparo Corte as batatas ao meio Faça uma cavidade e coloque-as em uma forma untada com óleo À parte em uma tigela misture o presunto picado, a mussarela, a cebola, as azeitonas, o requeijão e as sobras do miolo das batatas Coloque esta salada na cavidade das batatas e coloque para assar até dourar.

http://www.aninhareceitas.com

Bombom de Morango na Travessa

Receita de Bombom de Morango na Travessa
    1 caixa de morangos 2 latas de leite condensado 2 lata de creme de leite 200 g de chocolate ao leite 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
    Modo de Preparo Coloque o leite condensado e a manteiga e leve ao fogo mexendo sempre até começar a soltar do fundo da panela Depois acrescente 1 lata de creme de leite mexer reserve este creme no pirex Deixe esfriar e coloque os morangos por cima Derreta em banho-maria o chocolate e misture o creme de leite Jogue por cima dos morangos Leve à geladeira. http://www.aninhareceitas.com

Fogazza Sabor Pizza

fogazza-sabor-pizza
2 batatas medias cozidas e espremidas 4 xícaras de farinha de trigo 15 g de fermento para pão ½ xícara de óleo ½ xícara de água 1 colher de sobremesa de sal

Recheio: Mussarela em cubinhos 2 tomates sem sementes cortado em cubinhos Orégano Azeite e Sal
 Modo de Preparo Em uma tigela misture a água e o fermento, junte a farinha o óleo a batata e o sal Misture muito bem sovando Descanse a massa por 30 minutos Faça bolinhas e abra em uma superfície lisa, recheie e frite em óleo quente até dourarem Escorra em papel toalha Recheio:
 Misture todos os ingredientes e recheie cada circulo de massa

Obs: Fiz essa massa é realmente é maravilhosa, porém não obtive esse resultado ao fritar, não fica com essa aparência postada na foto. Usei a criatividade e coloquei a massa numa forma redonda deixei crescer bastante e por cima coloquei muçarela, orégano, rodelas de tomate e azeite. Coloquei no forno e ficou um espetáculo. Enfim fogazza de forno sabor pizza.

 http://www.aninhareceitas.com/