Cozinhar é uma terapia que contribui para o bem-estar e o equilíbrio emocional. Cozinhar ouvindo as músicas preferidas, preparar a comida pensando nas pessoas que irão se alimentar, os elogios que irá receber, faz você distrair e se desligar dos seus problemas. Há quem diga que cozinhar é uma arte. Mas também pode ser um grande prazer. Cozinhar pode ser uma forma de descontrair, de relaxar, de se divertir. O cuidado e a atenção de quem cozinha são importantes. Para que haja esse cuidado e para que se possa alegrar a pessoa a quem se vai oferecer a comida, é preciso eliminar ou mudar o pensamento de que cozinhar é chato, de que é trabalhoso, etc. Mude o pensamento, lembre-se que além do próprio alimento, a pessoa vai absorver também o sentimento com que você fez a comida. Se você preparar o alimento com amor, surgirá nas pessoas o sentimento de fraternidade e de agradecimento por aquela comida. Experimente fazer com este intuito. Para aqueles que já apreciam o hábito de cozinhar, não o percam, e para os que não gostam, descubra o bem que pode fazer à você. Por isso é preciso repensar o quanto "ganhamos e perdemos" com nossas escolhas. Acredito que o equilíbrio, o meio termo é uma ótima opção. Não abandone a cozinha, faça do ato de cozinhar uma terapia nos momentos possíveis e ganhe mais saúde e o amor de seus familiares.

Seja Bem-Vindo!! Bom Apetite! Cadastre-se para seguir o blog..Em breve muitas surpresas .

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Torta de Maracujá e Chocolate




massa
3 ovos - claras em neve 3/4 xícara (chá) de suco concentrado de maracujá 3 colheres (sopa) margarina ou manteiga 1/2 xícara (chá) de leite 2 xícaras (chá) de açúcar 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1/2 xícara (chá) de maizena 1 colher (chá) de fermento em pó calda 1/2 lata de leite condensado 2 colheres de sopa de creme de leite 1/2 xícara de suco concentrado de maracujá

 recheio
1 lata de leite condensado 1/2 caixa de creme de leite 1/2 xícara de suco concentrado de maracujá cobertura 1 lata de leite condensado 1/2 caixa de creme de leite 2 colheres (sopa) de cacau em pó 2 colheres (sopa) de achocolatado 2 colheres (sopa) de suco concentrado de maracujá modo de preparo massa o procedimento para a massa é como para um bolo comum. gemas, açúcar e margarina batidas na batedeira até obter um creme esbranquiçado. acrescenta-se a esse creme o leite, o suco, a farinha de trigo e a maizena aos poucos alternando os ingredientes. incorporar a essa massa o fermento e as claras em neve mexendo com bastante cuidado, levemente. levar para assar em forno pre-aquecido até que enfiando o palito o mesmo saia limpo.

calda misturar todos os ingredientes numa vasilha e reservar. recheio levar os ingredientes ao fogo mexendo sempre até soltar do fundo da panela. cobertura mesmo procedimento do recheio

Montagem do bolo cortar o bolo ao meio no sentido de comprimento para que posso ser recheado colocar uma das parte numa bandeja e molhar essa parte com metade da calda que foi preparada espalhar o recheio sobre essa metade colocar a outra metade por cima e molhar com o restante da calda cobrir com o a cobertura preparada de chocolate levar à geladeira por uma 2 horas; agora é só servir!!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Torta rápida de Legumes e Queijo

 

 

Ingredientes

  • 2 latas de seleta de legumes (drenadas)
    1/2 pimentão vermelho picado
    1/2 cebola média picada
    3 colheres (sopa) de cheiro verde picado
    1/2 xícara (chá) de leite
    2 ovos
    1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
    Pimenta do reino a gosto
    3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
    2 colher (sopa) de maionese
    2 colheres (sopa) de requeijão
    1 colher (chá) de fermento químico em pó
    Margarina, farinha de rosca e queijo parmesão ralado pra untar e polvilhar
Modo de preparo
1. Unte um recipiente refratário retangular pequeno com margarina e polvilhe farinha de rosca. Reserve.

2. Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes. Espalhe no recipiente reservado e polvilhe farinha de rosca e queijo parmesão sobre a massa. Dica:  Recheio a gosto para quem não gosta de legumes.

Sanduíche rápido de presunto e queijo

 

 

Ingredientes

  • 8 fatias de pão de forma
    4 fatias de queijo mussarela
    4 fatias de presunto
    1 tomate grande fatiado
    3 ovos
    1 lata de creme de leite
    50g de queijo parmesão ralado
    Orégano a gosto
    Margarina e farinha de rosca torrada para untar e polvilhar
Modo de preparo
1. Em um recipiente refratário quadrado (21 x 21 cm), untado com margarina e polvilhado com farinha de rosca, coloque 4 fatias de pão de forma uma ao lado da outra. Sobre cada fatia, distribua o queijo mussarela, o presunto, 1 rodela de tomate, o orégano e cubra com as fatias de pão restantes. Reserve.

2. Na batedeira, coloque os ovos e bata até ficarem esbranquiçados. Desligue, misture o creme de leite e metade do queijo parmesão. Despeje o creme sobre os sanduíches.

3. Decore cada sanduíche com uma rodela de tomate, polvilhe com o restante do queijo parmesão e orégano.  Sirva quente ou frio.

Dica: ao distribuir o creme sobre os sanduíches, permita que este penetre por todas as laterais do recipiente.

Leve ao forno .

sexta-feira, 15 de junho de 2012

cupcakes super fácil e delicioso



2 ovos, 1/2 xícara de açúcar , 1 xícara de farinha de trigo, 3 colheres de manteiga em temperatura ambiente, 1/2 xícara de chocolate em pó, 1/2 xícara de leite, 200gr de chocolate meio amargo em cubos, 1 colher sopa de fermento em pó
Bati o açúcar e manteiga, depois misturei o chocolate em pó . Acrescente os ovos e bata bem, acrescente a farinha peneirada e o leite e por fim misture o fermento e os pedacinhos de chocolate. Coloque nas forminhas de papel pela metade e coloque numa assadeira .Asse por 15 a 20 minutos.

Para a cobertura eu fiz um brigadeiro classico e coloquei no saco de confeitar e enfeitei com confetes

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cocada de Maracujá



-1 3/4 xícaras (chá) de açucar
- 3/4 xícara (chá) de polpa de maracujá (com sementes)
- 300 g de coco fresco ralado
(fresco!!! Eu comprei no supermercado já sem o leite, embalado à vácuo)
O processo é o mesmo descrito acima, só que leva uns dois minutinhos a mais para secar o suco.  As sementinhas do maracujá deixam a cocada crocante…e o perfume da fruta invade sua casa!

COCADA CREMOSA



- 4 xícaras (chá) de açúcar

- 4 xícaras (chá) de água

- 600g de coco fresco ralado grosso

- 2 xícaras (chá) de leite condensado óleo (para untar)


Coloque o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo até atingir ponto de fio.

Acrescente o coco e o leite condensado à calda e misture bem.

Mexa sempre até desgrudar do fundo da panela.

Unte uma assadeira com óleo e despeje a cocada quente.

Aguarde esfriar e corte.

BOM APETITE !
Receita extraída do site da Rede Record / Programa Hoje em Dia.

BOLO DE FUBÁ COM CALDA DE GOIBADA

  • Ingredientes:
- 200g de manteiga amolecida
- 3 ovos
- 1 lata de leite condensado
- ½ xícara de leite
- 1 xícara de farinha de trigo com fermento
- 2 xícaras de fubá
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 xícara de goiabada cortada em pequenos cubos
  • Modo de preparo:
- Primeiro passo:
Na batedeira, junte a manteiga e os ovos e bata até formar um creme fofo.
- Segundo passo:
Coloque o leite condensado em uma tigela e esquente no microondas por 1 minuto. Em seguida, adicione o leite condensado na batedeira e bata bem.
- Terceiro passo:
Desligue a batedeira e junte o leite, a farinha de trigo, o fubá e o fermento. Misture tudo muito bem.
- Quarto passo:
Unte uma assadeira redonda com furo central (23cm de diâmetro) e despeje a massa. Para finalizar coloque os cubos de goiabada por cima do bolo (não precisa empurrar para baixo, pois quando o bolo estiver no forno a goiabada desce e fica igual ao da foto). Leve ao forno a 200 graus celcius por cerca de 40 - 50 minutos. Faça o teste do palito: enfie um palito de dente no bolo, se o palito sair limpo o bolo está pronto, se sair sujo deixe o bolo um pouco mais de tempo no forno. Quando o bolo estiver pronto, retire do forno e aguarde uns 15 minutos para esfriar, em seguida é só colocar a calda de goiaba por cima.
Obs.: Para a calda de goiaba, pegue cerca de 150g de goiabada e 30ml de água. Coloque tudo numa panela e leve ao fogo até que tenha derretido toda a goiabada. Se a calda ficar muito grossa coloque um pouco mais de água, e se a calda ficar muito rala coloque um pouco mais de goiabada.

BOLO DE FUBÁ COM GOIABADA



Ingredientes:
  • 01 xícara de leite
  • 01 xícara de óleo
  • 2 xícaras de açucar
  • 04 ovos
  • 01 xícara de fubá
  • 01 xícara de farinha de trigo
  • 01 colher (sopa) de fermento em pó
  • Pedaços  de goiabada
Modo de Preparo:
Aqueça o forno.
Bata no liquidificador todos os ingredientes vá adicionando leite aos poucos para não pesar o liquidificador.
Unte uma forma e despeje a massa na forma. Corte pedaçinhos de goiabada passe-as na farinha de trigo e jogue por cima da massa leve ao forno para assar.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

BRIGADEIRÃO

 

 

ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó (ou achocolatado)
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 3 ovos
  • manteiga para untar
  • 1 xícara (chá) de chocolate granulado para decorar

modo de preparo

Bata no liquidificador os ovos, o leite condensado, o creme de leite, o chocolate em pó, o açúcar e a manteiga. Quando ficar homogêneo, despeje em uma forma com furo central (19cm de diâmetro) untada com manteiga.
Cubra com papel alumínio e asse em banho-maria em forno médio (180°C) por cerca de 1 hora e 30 minutos. Desenforme ainda morno e decore toda a superfície com o chocolate granulado. Leve à geladeira por cerca de 6 horas.