Cozinhar é uma terapia que contribui para o bem-estar e o equilíbrio emocional. Cozinhar ouvindo as músicas preferidas, preparar a comida pensando nas pessoas que irão se alimentar, os elogios que irá receber, faz você distrair e se desligar dos seus problemas. Há quem diga que cozinhar é uma arte. Mas também pode ser um grande prazer. Cozinhar pode ser uma forma de descontrair, de relaxar, de se divertir. O cuidado e a atenção de quem cozinha são importantes. Para que haja esse cuidado e para que se possa alegrar a pessoa a quem se vai oferecer a comida, é preciso eliminar ou mudar o pensamento de que cozinhar é chato, de que é trabalhoso, etc. Mude o pensamento, lembre-se que além do próprio alimento, a pessoa vai absorver também o sentimento com que você fez a comida. Se você preparar o alimento com amor, surgirá nas pessoas o sentimento de fraternidade e de agradecimento por aquela comida. Experimente fazer com este intuito. Para aqueles que já apreciam o hábito de cozinhar, não o percam, e para os que não gostam, descubra o bem que pode fazer à você. Por isso é preciso repensar o quanto "ganhamos e perdemos" com nossas escolhas. Acredito que o equilíbrio, o meio termo é uma ótima opção. Não abandone a cozinha, faça do ato de cozinhar uma terapia nos momentos possíveis e ganhe mais saúde e o amor de seus familiares.

Seja Bem-Vindo!! Bom Apetite! Cadastre-se para seguir o blog..Em breve muitas surpresas .

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Empadão de Frango da Novela Cheias de Charme



ingredientes Recheio 3 dentes de alho picadinhos 2 cebolas picadas 6 colheres (sopa) de azeite de oliva 500 g de frango cozido desossado e cortado em pequenos pedaços 6 tomates sem pele e sem caroço cortados em cubinhos ½ xícara de azeitonas verdes sem caroço 2 colheres (sopa) de salsinha picada sal e pimenta do reino a gosto a gosto 1 copo de requeijão Massa 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 200 g de manteiga em temperatura ambiente 1 colher (café) de sal 2 gemas 2 colheres (sopa) de azeite de oliva modo de preparo Recheio 1°- Numa panela em fogo médio, refogue 3 dentes de alho picadinhos, 2 cebolas picadas em 6 colheres (sopa) de azeite de oliva até dourar. Em seguida, acrescente 500 g de frango cozido desossado e cortado em pequenos pedaços e 6 tomates sem pele e sem caroço cortados em cubinhos. Acrescente ½ xícara de azeitonas verdes sem caroço, 2 colheres (sopa) de salsinha picada, sal e pimenta do reino a gosto a gosto e deixe cozinhar em fogo brando até criar um caldinho. Adicione 1 copo de requeijão. Misture bem até dissolver totalmente o requeijão e desligue o fogo. Deixe esfriar.

 Massa 2°- Coloque 2 xícaras (chá) de farinha de trigo numa tigela, abra um buraco no centro dela e adicione 200 g de manteiga em temperatura ambiente e 1 colher (café) de sal e misture bem até formar uma massa homogênea. A massa tem que ficar bem uniforme e firme, sem ficar quebradiça. Reserve.

Montagem 3°- Num refratário (30 cm de diâmetro) separe metade da massa e preencha o fundo e as laterais. Coloque o recheio frio sobre a massa e abra aos poucos o restante da massa para o fechamento do empadão. Misture 2 gemas com 2 colheres (sopa) de azeite e, com o auxílio de um pincel, pincele toda a superfície da torta. Asse em forno alto pré-aquecido a 200°C durante 30 minutos

sábado, 5 de maio de 2012

Caldo Verde portugues



6 batatas grandes ou 8 médias - 8 folhas de couve bem grandes (mais ou menos meio maço grande) - 1 lingüiça portuguesa defumada - alho - azeite extra-virgem - água o quanto baste para a sopa

Tire a pele da lingüiça e descarte. Corte e a lingüiça em rodelas e reserve. Coloque água para ferver num caldeirão (cerca de 2 litros); quando ferver, acrescente as lingüiças e deixe aferventar. Enquanto isso, descasque as batatas e corte em pedaços pequenos. Quando a lingüiça estiver aferventada, retire-a da água e aproveite esse caldo para cozinhar as batatas. Enquanto isso, lave bem a couve e corte em fatias muito fininhas (o mais fininho que conseguir!). Quando as batatas estiverem cozidas, retire-as da água com uma escumadeira e passe-as pelo espremedor de batatas, até virar um purê. Deixe o caldo fervendo e junte novamente as lingüiças pré-cozidas e agora o purê de batatas. Mexa bem. O caldo vai engrossando levemente. Acrescente toda a couve e vá mexendo. Deixe ferver, mexendo de vez em quando. À parte, frite 3 dentes de alho grandes (bem picadinhos) em uma porção generosa de azeite. Quando estiverem douradinhos, coloque uma concha do caldo da sopa no refogado e mexa bem, levando tudo ao caldeirão. Prove o sal, deixe engrossar.

Croutons




Ingredientes: pão de forma ou francês dormido margarina ou azeite sal a gosto tempero em pó a gosto opcional: queijo parmesão,ervas secas (manjericão, orégano, tomilho, alecrim), alho em pó Modo de Preparo: Passe margarina nas fatias de pão nos dois lados. Usando uma faca de pão, corte o pão em pequenos cubos, procurando fazer o corte em tamanhos semelhantes para ajudá-los a assar uniformemente. Arrume os cubos em uma assadeira e polvilhe com o tempero de sua preferência. Asse em forno médio por 20 minutos ou até que o pão esteja dourado e bem crocante. Agite a assadeira várias vezes durante o cozimento. Retire do forno, deixe esfriar e armazene em pote bem fechado ou em saco plástico bem vedado. Desta forma, os croutons duram até duas semanas sem refrigeração. Outra sugestão de Preparo: Em uma tigela grande, misture os cubos de pão com azeite suficiente para revestir levemente. Adicione sal e quaisquer temperos que você preferir. Dicas e Sugestões: - Se preferir, forre a assadeira com papel alumínio antes de arrumar os cubos já untados. - Se utilizar pão francês corte-os em fatias grossas antes de cortar em cubos. - Pode utilizar também pãezinhos tipo suíço, de cachorro quente, hambúrger... (dormidos, claro!)

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Torta de cebola e tomate



3 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
1 envelope de creme de cebola
2 colheres (sopa) de fermento em pó
3 ovos
1 xícara (chá) de óleo
Margarina e farinha de trigo para untar
Alecrim para decorar


Recheio:

200 g de queijo mussarela fatiado
2 tomates em rodelas
Sal a gosto



No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa. Coloque metade em uma fôrma untada e enfarinhada. Espalhe por cima as fatias de mussarela e as rodelas de tomate temperadas com sal. Cubra com o restante da massa. Leve ao forno, preaquecido, por 40 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Retire, decore com alecrim e sirva

sopa de aimpim(mandioca) com carne

 

 

INGREDIENTES

  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 2 unidades de  cebolas picadas 
  • 1 dente de alho picadop 
  • 500 gramas de carne em cubo (patinho ou coxão mole)
  • 1 unidade de cubo de carne ou costela
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 unidade de cenoura grande fatiada
  • 1 kg de aimpim(mandioca) cortada em pedaços pequenos
  • 5 xícaras de chá de água
  • 1/4 xícara de chá de salsa picada para decorar

PASSO A PASSO

  1. Em uma panela em fogo médio, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Adicione a carne e frite até secar. Esfarele o caldo de carne ou de costela, tempere com sal, pimenta, adicione a cenoura, a mandioca e refogue por 5 minutos.
  2. Coloque a água e tampe a panela e cozinhe por 25 minutos, mexendo de vez em quando até amaciar a mandioca. Retire alguns pedaços de mandioca, amasse com garfo e volte para a panela. Se necessário, adicione mais água e cozinhe por 5 minutos. Retire do fogo, decore com salsa e sirva em seguida

terça-feira, 1 de maio de 2012

BOLO DE CHOCOLATE DE LIQUIDIFICADOR



Aprovadoooo...Uma delícia!!!!
ACABEI DE FAZER ESSE BOLO NUM FERIADO MUITO CHUVOSO...
1 xícara(s) (chá) de leite morno(a)
3 unidade(s) de ovo
4 colher(es) (sopa) de margarina derretida(s)
2 xícara(s) (chá) de açúcar
1 xícara(s) (chá) de chocolate em pó
2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó

Cobertura

1 xícara(s) (chá) de açúcar
3 colher(es) (sopa) de amido de milho
5 colher(es) (sopa) de chocolate em pó
1 xícara(s) (chá) de Água
quanto baste de sal
3 colher(es) (sopa) de margarina
1 colher(es) (chá) de essência de baunilha

Bata bem todos os ingredientes da massa no liqüidificador. Coloque em uma fôrma redonda,untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo.
Asse por cerca de 40 minutos em forno médio (180ºC), pré-aquecido.

Cobertura
Leve todos os ingredientes ao fogo até engrossar em ponto de brigadeiro.Cubra o bolo em seguida.

ESSE BOLO FICA FOFINHO E CRESCE DEMAIS...FAZER EM FORMA GRANDE...