Cozinhar é uma terapia que contribui para o bem-estar e o equilíbrio emocional. Cozinhar ouvindo as músicas preferidas, preparar a comida pensando nas pessoas que irão se alimentar, os elogios que irá receber, faz você distrair e se desligar dos seus problemas. Há quem diga que cozinhar é uma arte. Mas também pode ser um grande prazer. Cozinhar pode ser uma forma de descontrair, de relaxar, de se divertir. O cuidado e a atenção de quem cozinha são importantes. Para que haja esse cuidado e para que se possa alegrar a pessoa a quem se vai oferecer a comida, é preciso eliminar ou mudar o pensamento de que cozinhar é chato, de que é trabalhoso, etc. Mude o pensamento, lembre-se que além do próprio alimento, a pessoa vai absorver também o sentimento com que você fez a comida. Se você preparar o alimento com amor, surgirá nas pessoas o sentimento de fraternidade e de agradecimento por aquela comida. Experimente fazer com este intuito. Para aqueles que já apreciam o hábito de cozinhar, não o percam, e para os que não gostam, descubra o bem que pode fazer à você. Por isso é preciso repensar o quanto "ganhamos e perdemos" com nossas escolhas. Acredito que o equilíbrio, o meio termo é uma ótima opção. Não abandone a cozinha, faça do ato de cozinhar uma terapia nos momentos possíveis e ganhe mais saúde e o amor de seus familiares.

Seja Bem-Vindo!! Bom Apetite! Cadastre-se para seguir o blog..Em breve muitas surpresas .

terça-feira, 24 de abril de 2012

Bananadinha mais você


  • 7 bananas nanicas(PRATA) bem maduras cortadas em rodelas
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 ENVELOPE de gelatina (sabor de sua preferência)
  • açúcar cristal a gosto
1°- Numa panela coloque 7 bananas nanicas bem maduras cortadas em rodelas, 1 ½ xícara (chá) de açúcar e 1 caixa de gelatina (sabor de sua preferência) e leve ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e mexa sempre até desgrudar do fundo da panela (+/- 15 minutos). Retire do fogo, transfira a mistura para uma assadeira untada COM MANTEIGA. Desenforme, corte em cubos e passe no açúcar cristal. Sirva em seguida.


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Torta de frango de liquidificador sem trigo



  • 1 copo de leite
  • 1 cx de creme de leite
  • 1 colher de manteiga
  • sal a gosto
  • 50 gr de queijo ralado
  • 1 cx e meia de creme de arroz
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Para o recheio
  • 1 peito de frango desfiado
  • 1 tomate picado
  • 1 cebola picada
  • 1 xícara de salsinha picada
  • catupiry ou requeijão
  • azeitonas verdes picadas


Bata no liquidificador o leite,creme de leite,ovos,manteiga,queijo ralado,o creme de arroz e por último o fermento.Reserve
Numa panela adicione um pouco do caldo do cozimento do peito de frango, os tomates picados,cebola e as azeitonas.Acrescente o peito desfiado .Deixe o tempero pegar no peito desfiado.Acrescente o catupiry ou requeijão e por último a salsinha.
Unte um tabuleiro com manteiga e passe um pouco de creme de arroz.
Coloque metade da massa ,recheio e o restante da massa.
Polvilhe um pouco de queijo ralado e leve ao forno por 30 minutos.


Receita enviada por Eunice Macedo


domingo, 22 de abril de 2012

Meia - Lua de São Jorge



500 gr de farinha de trigo
150 gr de açúcar
300 gr de margarina Qualy
1 unidade(s) de ovo
Bata o açúcar e a manteiga ou margarina até incorporar bem. Junte o ovo e continue batendo. Acrescente a farinha e bata mais um pouco ( não bata muito para a massa não ficar elástica). Descanse a massa coberta com plástico na geladeira por meia hora. Abra a massa em superfície polvilhada com farinha e modele bolachinhas em forma de meia-lua. Asse em forno aquecido a 200 ºC , por aproximadamente 20 minutos.
 

Ação e Proteção
Se você precisa de proteção para sua casa, sua família, seu comércio, seu emprego ou, principalmente, se você precisa de emprego, ofereça as meias-luas a São Jorge. É importante ter uma imagem do santo guerreiro e colocar diante dela um prato branco, novo, cheio das bolachinhas, de preferência em noite de lua, seja qual for fase. Faça a oração e deixe ali, de um dia para outro. Na manhã seguinte, distribua as crianças, que ele também protege conta o dragão da maldade. Se puder, repita a homenagem todo dia 23 ou sempre no dia 23 de abril, que é seu dia. Não tenha dúvida de que alcançará a graça!


SOPA DE ABÓBORA COM BACON E FRANGO

 
 
 1 peito de frango cortado em cubos pequenos
 1/2 embalagem de bacon  sadia ou 70 gramas de bacon em cubos
1 cebola média  picada
4 dentes de alho amassados
1 abóbora moranga em pedaços médios
1/2 maço de Rúcula picado
sal a gosto
Manjericão a gosto em folhas frescas
 
Numa panela, frite o bacon em sua própria gordura, acrescente a cebola, o alho e refogue até a cebola amolecer. Junte o peito de frango, tempere com sal e pimenta e refogue bem. Adicione 1 litro de água, espere ferver e junte a abóbora.
  • Quando a abóbora estiver macia, retire-a com uma escumadeira e bata-a no liquidificador com um pouco do caldo do cozimento até obter um creme.

  • Volte o creme à panela, acrescente as folhas de manjericão e um pouco mais de água para que o caldo não fique muito grosso. Tampe a panela, desligue o fogo e aguarde cerca de 5 minutos. Sirva com a rúcula salpicada.

  •  

    PUDIM DE PÃO




     Esse pudim acima acabei de fazer para testar a receita....
    Uma delícia..
    Fiz algumas alterações.
    Não coloquei o vinho.
    Coloquei banana em rodelas no fundo da forma  com canela.
    Bati  levemente na batedeira .


    1 1/2 xícara de chá de  acúcar
    6 unidades de Pão tipo francês amanhecido, cortado em pedaços pequenos
    3 colheres de sopa de passas sem semente
    4 xícaras de chá de leite fervendo 
    1/2 xícara de chá de qualy cremosa
    3 ovos
    2 colheres de sopa de Vinho tinto do porto

    Numa forma de pudim com um furo no meio (30 cm de diâmetro), derreta ½ xícara (chá) de açúcar. Quando estiver derretido, junte ½ xícara (chá) de água e ferva até ficar em ponto de calda e reserve.

  • 02
    Numa vasilha, misture o pão, as uvas-passas e reserve. Despeje sobre os pedaços de pão o leite fervendo com a margarina e o açúcar restante. Espere esfriar e amasse com um garfo até obter uma mistura homogênea. Junte o vinho do Porto e os ovos e misture bem.




  • 03
    Preaqueça o forno em temperatura média alta (210º C).




  • 04
    Transfira para a forma de pudim e asse em banho-maria por 40 minutos. Desenforme ainda morno e leve para a geladeira antes de servir.
  • terça-feira, 17 de abril de 2012

    Dobradinha à Moda portuguesa



    1kg de dobradinha (bucho bovino)
    1 cebola grande picada
    3 dentes de alho picados
    2 xícaras de feijão branco
    1 linguiça calabresa cortada em meia lua
    2 tomates picados
    2 folhas de louro
    2 xícaras de água
    cebolinha ou alho poró
    salsa
    sal e pimenta do reino

    Modo de fazer:
    Lave e cozinhe numa panela de pressão, a dobradinha com o louro, por uns 30 minutos. Retire a dobradinha e na mesma panela cozinhe o feijão branco (talvez precise adicionar mais água), até ficar macio (15 minutos). Enquanto o feijão cozinha, corte a dobradinha em tiras compridas e finas, reserve. Numa panela grande, frite a cebola, o alho, junte a dobradinha, a linguiça, frite mais um pouco, coloque os tomates, o feijão, a pimenta, o sal, a cebolinha, a salsa, adicione a água e cozinhe por uns 10 minutos ou até o caldo engrossar.


    Pasta de Alho



    5 dentes de alho
    300g de ricota fresca
    4 colheres (sopa) de manteiga
    1 xícara de leite bem quente
    sal 
     pimenta do reino  à gosto

    Modo de fazer:
    Bata todos os ingredientes no liquidificador e guarde em um pote bem fechado. Sirva com pão, torradas, cream cracker no biscoito clube social fica uma delícia.




    Couve flor ao forno com creme de leite e queijo minas


    1 couve flor tamanho médio lavada e separada em floretes
    3 ovos
    1 caixinha de creme de leite
    1 colher (sopa) de farinha de trigo
    salsa e cebolinha a gosto
    1 xícara de queijo minas
    1 colher (sobremesa) de fermento em pó
    sal a gosto

    Preparo:Preimeiro separe a couve flor em floretes. Cozinhe em água e sal ou no vapor. Escorra, coloque em refrário médio. Reserve. Batas as claras em neve, adicione as gemas, o queijo minas esfarelado, sal a gosto, o creme de leite misturado com 2 colheres(sopa) de farinha de trigo,  a salsa e a cebolinha e por último o fermento em pó. Misture tudo delicadamente e coloque por cima da couve flor. Leve ao forno médio até ficar bem douradinho.

    domingo, 15 de abril de 2012

    Massa de pizza de pizzaria



    1 e 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco
    350 ml de água
    375 g de farinha de trigo
    1 colher (chá) de sal

    Modo de preparo:

    PARA O MÉTODO DE CRESCIMENTO A FRIO: Em uma tigela grande, dissolva o fermento na água. Acrescente a metade da farinha e o sal e misture bem. Adicione a farinha restante – acrescente um pequeno punhado de cada vez, batendo bem após cada adição. Quando a massa estiver homogênea, passe-a para uma superfície levemente polvilhada com farinha e trabalhe-a até que fique macia (cerca de 15 minutos). Coloque a massa numa tigela polvilhada com farinha, cubra com papel filme e deixe na geladeira por uma noite.
    PARA O MÉTODO DE CRESCIMENTO TRADICIONAL: Em uma tigela grande, dissolva o fermento em 125 ml de água. Acrescente 115 g de farinha e misture bem. Cubra a tigela com papel filme e deixe a massa crescer até que fique espumosa (cerca de 1 hora). Misture a água e a farinha restantes e o sal e bata bem. Quando a massa estiver homogênea, passe-a para uma superfície levemente polvilhada com farinha e trabalhe-a até que fique macia (cerca de 15 minutos). Coloque a massa numa tigela polvilhada com farinha e cubra com papel filme. Deixe crescer até que dobre de tamanho (cerca de 2 a 3 horas).
     Aperte (soque) a massa e passe-a para uma superfície levemente polvilhada com farinha. Divida-a em duas partes iguais. Abra a massa para que fique com a metade do tamanho final. Deixe descansar por 10 a 15 minutos (enquanto você prepara uma cobertura para a pizza). Preaqueça o forno a 230 °C.
     Abra a massa com a mão fechada e polvilhada com farinha. Jogue-a para cima 2 a 3 vezes até que o tamanho desejado seja alcançado. Coloque a massa em uma forma de pizza ou assadeira levemente untada.
     Espalhe o molho de pizza e a cobertura por cima da massa. Asse em forno preaquecido por 8 a 10 minutos ou até dourar. Deixe a pizza esfriar por 5 minutos antes de servir.
     
     

    quinta-feira, 12 de abril de 2012

    Escondidinho de aipim com carne moída

     
     
    1/2 kilo de carne moída (acém ou patinho)
    2 colheres(sopa) de óleo
    1 cebolas picadas
    1 dente de alho amassadinho
    4 colheres(sopa) de salsa picada...a gosto
    sal e pimenta do reino a gosto
    1 kg de aipim cozido e espremido...Ou amassar com o garfo
    1 colher(sopa) de margarina
    1 e 1/2 xícara(chá) de leite.. O quanto necessário
    1 copo de requeijão cremoso (200gramas)
    50 gramas de queijo parmesão ralado

    Preparo:
    Refogar a carne moída já temperada com os temperos de sua preferência. colocar a cebola , o alho,  em uma panela com óleo em fogo médio. Eu gosto de refogar no azeite.
    Colocar as batatas numa panela com a margarina, leite e cozinhar até ficar com consistência de purê. Temperar com sal . Reservar.
    Num refratário de tamanho médio, fazer camadas de purê e carne moída (Terminando sempre em purê).
    Espalhar por cima o requeijão e polvilhar com queijo ralado.
    Leve ao forno preaquecido, por 20 minutos ou até gratinar.
     
    BOM APETITE!!
    ESTOU FAZENDO ESSA RECEITA NESTE MOMENTO!
     

    quarta-feira, 11 de abril de 2012

    Feijoada CARIOCA

     
     
     
    1 kg de feijão preto
    250 g de carne seca
    1 rabo de porco salgado
    1 orelha de porco salgado salgada
    2 pés de porco salgado
    250 g de lombo de porco salgado
    4 folhas de louro
    200 g de toucinho defumado picado em pedaços pequenos
    1 língua de porco defumada e picada
    250 g de lombo de porco defumado e picado
    500 g de costela de porco defumada e picada
    2 paios em rodelas
    250 g de linguiça de porco fresca picada
    250 g de linguiça magra apimentada fina picada
    ½ xícara (chá) de azeite de oliva
    2 cabeças de alho em tiras finas.

    Preparo:
    Lave o feijão, coloque em uma tigela com 3 litros de água e deixe de molho de véspera.

    Lave as carnes salgadas, pique-as, coloque-as em uma tigela grande, cubra com água e deixe de molho de um dia para outro, trocando de água várias vezes.

    Coloque em uma panela grande feijão (inclusive a água que ficou de molho), louro, toucinho, carne seca, língua leve ao fogo e assim que levantar fervura, tampe a panela e deixe cozinhar por 1 hora.

    Em seguida, junte rabo, orelha, pé de porco, lombo salgado, costelas, cozinhe mais 1 hora, adicione água de modo a cobrir os ingredientes.

    Acrescente as linguiças e cozinhe até as carnes e o feijão ficarem cozidos, o caldo deve estar grosso.

    À parte, aqueça azeite em uma panela, frite as fatias de alho até dourarem, retire, despeje sobre a feijoada e misture.

    Retire duas conchas de feijão e caldo, amasse bem, volte para a panela e misture.

    Sirva a feijoada com arroz branco, couve à mineira, farofa de ovos, fatias de laranja e molho de pimenta.
    Bom apetiteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!
     
     

    PANQUECAS

     
     

    Massa

    • 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
    • 1 xícara (chá) de leite
    • 2 ovos
    • 4 colheres (sopa) de óleo
    • Sal a gosto

    Recheio

    • 300 g de carne moída
    • 2 colheres (sopa) de cebola picadinha ou ralada
    • ½ tomate cortado em cubos
    • ½ lata de extrato de tomate
    • 1 caixinha de creme de leite
    • Sal a gosto
    • 400g de mussarela fatiado
    • Queijo ralado a gosto

    Modo de fazer

    1. Coloque no liquidificador: os ovos, o leite o e óleo, bata durante alguns minutos, acrescentando aos poucos a farinha de trigo
    2. Após colocar toda a farinha de trigo coloque sal a seu gosto
    3. A massa deve ficar pastosa não muito grossa
    4. Com um papel toalha espalhe óleo por toda a frigideira
    5. Se tiver uma frigideira antiaderente melhor
    6. Pegue uma concha (essas conchas de servir feijão) ela vai servir como medida
    7. Cada concha vai equivaler a uma panqueca
    8. Despeje no meio da frigideira e vá girando, espalhando a massa de uma forma uniforme por todo o fundo da frigideira
    9. Você irá reparar que as bordas da massa irão se soltando, quando toda a massa se soltar da panela está no ponto de virar
    10. Cuidado para que a massa não fique grossa
    11. Quanto mais fina mais gostosa ela fica
    Recheio:
    1. Doure a cebola com o óleo e depois acrescente a carne
    2. Deixa a carne dar uma fritadinha
    3. Você irá notar que da carne sairá água, quando isso acontecer, tampe a panela e deixa cozinhar ate que a água diminua
    4. Acrescente então o tomate picadinho e tampe novamente, deixe mais uns 3 minutos e depois mexa um pouco
    5. Lembre-se sempre que o fogo tem que estar em temperatura média
    6. Acrescente o extrato de tomate e seus temperos
    7. Fica a seu critério, podendo usar qualquer tipo de tempero
    8. Deixe então cozinha por mais ou menos uns 10 minutos mexendo de vez em quando
    9. Quando você perceber que o molho estiver engrossando desligue e deixe esfriar um pouco
    10. Importante lembrar que não pode acrescentar o creme de leite com o molho muito quente pois pode cortar o creme de leite e estragar todo o molho, por isso não esqueça de deixa esfriar um pouco
    11. Após esfriar o molho acrescente o creme de leite e misture bem
    12. Quando estiver bem homogêneo leve novamente ao fogo e deixe cozinhar em fogo baixo por mais uns 5 minutos
    13. O molho ficará meio fino, com impressão que tem muita água, mas é assim mesmo que tem que ficar
    14. Depois você vai perceber porque que tem que ficar assim
    Preparo:
    1. Pegue as panquecas, coloque uma fatia de mussarela e uma porção de carne e enrole
    2. Faça esse processo com todas as panquecas
    3. Jogue um pouco de caldo no fundo de um refratário para untar
    4. Coloque as panquecas já prontas no refratário e despeje sobre elas o resto do molho
    5. Polvilhe sobre as panquecas queijo ralado
    6. Leve ao forno pra gratinar em fogo médio por mais ou menos 15 a 20 minutos ou até ferver o molho e derreter o queijo
    7. Nessa etapa de gratinar você irá notar q a massa vai absorver o molho e vai ficar ainda mais gostosa
    8. Por isso que o molho não pode ficar muito grosso, por que se ficar a massa irá absorver todo o molho e o prato vai ficar com um aspecto de seco

    segunda-feira, 9 de abril de 2012

    Hot dog de forno



    Massa:
    5 ovos
    2 e 1/2 xícaras (chá) de leite
    3/4 de xícara (chá) de óleo
    3 colheres (sopa) de queijo ralado
    2 xícaras (chá) de farinha de trigo
    1 colher (sopa) de fermento em pó

    Recheio:
    500g de salsicha
    200g de queijo prato
    1 colher (sopa) de queijo ralado
    1 lata de molho de tomate temperado
    orégano para polvilhar

    MODO DE FAZER

    Coloque o leite, os ovos e o óleo no copo do liquidificador. Bata e reserve.

    Em um recipiente coloque a farinha, o queijo ralado, o fermento e a mistura reservada. Mexa até obter uma massa um pouco mole.
    Coloque em uma assadeira retangular untada e polvilhada. Espalhe a salsicha picada e cozida previamente. Distribua o recheio de queijos prato e parmesão ralados previamente.
    Regue com o molho de tomate. Polvilhe orégano. Leve ao forno pré-aquecido (180ºC) por aproximadamente 30 minutos.
    por cima  incremente com batata palha


    Receita da Palmirinha Onofre

    Pudim da Palmirinha


    INGREDIENTES
    - 1 lata de leite condensado

    - A mesma de leite comum

    - 1 lata de creme
     de leite

    - 1 vidro de leite de coco

    - 1 pacote de gelatina sem sabor

    - 4 colheres (sopa) de água

    Caramelo:
    - 1 e ½ xícara (chá) de açúcar

    - ½ xícara (chá) de água
    MODO DE FAZER
    Caramelo:
    - Em uma panela
    coloque o açúcar e a água.

    - Misture.

    - Leve ao fogo e deixe ferver por cerca de 8 a 10 minutos.

    - Retire do fogo e deixe esfriar.


    Pudim:

    - No copo do liquidificador coloque o leite, o leite condensado, o leite de coco e o creme de leite com soro.

    - Bata.

    - Adicione a gelatina hidratada com água e dissolvida em banho maria.
    - Bata novamente.

    - Coloque a mistura obtida em uma forma caramelada com a calda.

    - Leve para a geladeira por 4 a 5 horas.

    - Desenforme.
    Receita da Palmirinha Onofre


    Pão francês recheado com sabor de pizza



    06 pães franceses
    3 xícaras de muzzarela cortada em cubos
    300 gr de presunto cortado em cubos.
    6 colheres de sopa de azeite
    2 tomates sem sementes picados
    2 colheres de chá de orégano
    Sal a gosto

    Modo de preparo
    Retire o miolo pela parte superior de cada pão, com cuidado para não furar a casca. Em uma tigela misture todos os ingredientes, tempere com o sal e o azeite. Encha bem cada pão com o recheio.
    Embrulhe cada pão em papel alumínio e leve ao forno por 15 minutos. Retire o papel e deixe mais 5 minutos no forno. Sirva imediatamente.


    domingo, 8 de abril de 2012

    Bolinho de chuva recheado de banana

     

      3 xícaras (chá) de farinha de trigo
    . 1 colher (sopa) de fermento em pó
    . 1 xícara (chá) de leite
    . Essência de baunilha a gosto
    . 3/4 xícara (chá) de açúcar
    . 2 ovos
    . 3 bananas cortadas em rodelas
    . Açúcar e canela a gosto para polvilhar

    Modo de preparo

    Misture a farinha com o fermento, junte o leite, a baunilha, o açúcar, os ovos, e mexa muito bem. Acrescente as rodelas de banana, tomando cuidado para não quebrar. Frite, fazendo os bolinhos as colheradas, com uma rodela de banana em cada um. Tire da frigideira e ainda quente passe na mistura de canela e açúcar.

    Dica: Se preferir substitua a banana por maçã.


    Pudim de pão com banana e canela



    2 xícaras de farelo de pão amanhecido (4 a 5 pães francês)
    2 xícaras de leite
    5 gotas de baunilha
    2 ovos
    2 colheres de sopa de margarina
    1 ½ xícara de açúcar
    2 bananas prata amassadas e polvilhadas com canela
    ½ xícara de farinha de trigo
    1 colher de chá de fermento em pó
    uva passas a gosto
    Modo de preparo:
    Triture os pães num processador para transformá-los em farelo. Coloque o farelo obtido numa tigela e acrescente o leite e a baunilha. Misture bem.
    Acrescente os ovos a essa mistura.
    Junte a margarina, o açúcar e a banana e misture novamente.
    Por último acrescente a farinha e o fermento e misture delicamente.
    Unte uma forma de furo central (ou faça uma calda de pudim), despeje a mistura e salpique as passas. Asse em forno a aproximadamente 220º C.

    Bolo de Queijo Minas e Coco de Liquidificador



    4 ovos inteiros
    150g de queijo minas picados
    1 xícara (ch´s) bem cheia de farinha de trigo
    3 xícaras (chá) cheias de açúcar
    3 colheres (sopa) de margarina
    1 vidro pequeno de leite de coco
    100g de coco seco ralado
    a mesma medida de leite de vaca
    2 colheres (sopa) de fermento em pó

    Modo de Preparo:
    Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem. Depois de bem batido coloque em uma forma untada e enfarinhada. Leve para assar em forno moderado por uns 45 minutos ou até que ao enfiar o palito este saia limpo. Deixe esfriar, desenforme
     
     

    sábado, 7 de abril de 2012

    PASTINHA DE AZEITONA E OVOS

     
    24 azeitonas conservadas em óleo
    6 ovos cozidos duros
    1 colher (sopa) de manteiga amolecidaSal e pimenta a gostoTorradinhas
    Modo de preparo:
    Retire os caroços das azeitonas.Pique e amasse muito bem até obter uma pasta.Passe os ovos cozidos duros por uma peneira.Misture com a pasta de azeitonas.Junte a manteiga e tempere a gosto. Espalhe sobre torradinhas.
     
     

    Pastel Aberto Aperitivo


    1 pacote de massa de pastel redondo
    500 g Linguiça Tipo Calabresa
    1 cebola cortada em rodelas finas
    1 colher de chá de Orégano seco
    4 colheres de sopa de Azeite de oliva
    1 colher de café de Sal
    3 ramos de Salsapicados
    3 ramos deTomilho picados
    2 talos deCebolinhapicados
    Modo de preparo:
    Preaqueça o forno em temperatura média (200 ºC).
    Desenrole a massa de pastel e com a ajuda de um cortador ou copo americano, faça pequenos discos de tamanhos iguais.
    Arrume os discos de massa sobre uma assadeira grande e untada. Sobre cada um, coloque 4 ou 5 rodelas de linguiça. Leve ao forno por cerca de 5 minutos.
    Enquanto isso, coloque a água fervendo sobre a cebola por 2 minutos e escorra. Tempere-a com orégano, azeite e sal.
    Retire os discos de massa com linguiça do forno e disponha sobre eles a salsa, o tomilho, a cebolinha verde e a cebola temperada. Arrume-os em um prato grande para servir.

    Pastéis de aipim recheados com camarões



    Ingredientes
    ½ kilo de aipim cozido em água e sal e passado quente no espremedor
    4 colheres de sopa de parmesão ralado
    2 colheres de sopa de farinha de trigo
    3 ovos para empanar

    Modo de preparo:
    Misture o aipim com o queijo e junte a farinha de trigo ate soltar das mãos.

    Deixe a massa descansar por 15 minutos. Abra a massa em superfície enfarinhada com 1 rolo. Com a boca de 1 copo corte rodelas. Recheie cada rodela com creme de camarão, feche bem e passe os pasteis nos ovos batidos e em uma mistura de farinha de rosca e queijo ralado. Frite em óleo quente.
    Creme de camarão:
    150 gramas de camarão para molho
    3 colheres de sopa de azeite de oliva
    1 colher de sopa de cebola picada
    1 colher de chá de colorau
    1 xícara de água
    2 colheres de sopa de amido de milho

    Modo de preparo:
    Aqueça o azeite, refogue a cebola e junte o camarão e o colorau.

    Deixe cozinhar por 5 minutos. Junte a maizena dissolvida na água.
    Cozinhe por mais 1 minuto e deixe esfriar.

    Antiga e tradicional receita do bolinho de vagem



    500 g de vagem picada
    1 cebola grande cortada em pedaços bem pequenos (ou triturada)
    4 dentes de alho picado
    1 colher de chá de extrato de tomate
    1 chicara pequena de caldo de legumes (pode ser Knorr ou equivalente)
    Sal
    Pimenta do reino branca (se possível moída na hora)
    Óleo de Soja
    4 colheres de sopa de farinha de trigo
    2 ovos

    Modo de preparo:
    Pegue uma panela média ou grande, coloque um pouco de óleo e refogue a cebola e o alho. Quando estiver dourando coloque a vagem, o caldo de legumes e o extrato de tomate. Tempere com a pimenta e o sal (a gosto) e vá cozinhando até que sobre bem pouco líquido na panela. Desligue o fogo, deixe esfriar e reserve. Enquanto isso, bata os ovos e misture bem com a farinha.
    Com a vagem já fria, junte com a mistura ovo/farinha, pegue uma colher se sopa e vá fazendo os bolinhos. Coloque óleo na panela ou frigideira e vá fritando os bolinhos quando o óleo estiver quente (mas não em excesso).

    Quiche de espinafre e queijo branco



    Ingredientes para a massa
    300 gramas de farinha de trigo (peneirada)
    150 gramas de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
    2 ovos
    Sal

    Ingredientes  para o recheio
    200 gramas de folhas de espinafre (aferventadas)
    100 gramas de queijo parmesão ralado
    100 gramas de queijo branco amassado com o garfo
    200 ml de creme de leite
    ½ xícara de leite
    2 ovos
    ½ cebola (picada fino)
    1 dente de alho (bem amassado)
    Sal e pimenta do reino à gosto
    2 colheres de sopa de azeite

    Modo de preparo:
    Massa

    Misture a farinha e a manteiga. Coloque o sal e os ovos. Amasse até obter uma massa homogênea. Se precisar, incorpore mais farinha. Com um rolo ou as mãos, abra a massa até que fique no diâmetro de uma forma média de aro removível. Coloque a massa sobre ela.
    Recheio
    Refogue o espinafre com a cebola, alho e sal e reserve. Misture o creme de leite com os ovos, o queijo parmesão, o queijo branco amassado e o leite. Tempere com sal e pimenta do reino. Junte o refogado de espinafre nesta mistura. Coloque tudo sobre a massa. Leve ao forno médio por 40 minutos.


    sexta-feira, 6 de abril de 2012

    Empanada de liquidificador


    Massa:
    3/4 xícara (chá) de óleo
    3 ovos
    1 1/4 xícara (chá) de guaraná (em temperatura ambiente)
    2 xícaras (chá) de farinha de trigo
    6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
    1 colher (sopa) de fermento em pó

    Recheio:
    500 gr de frango cozido e desfiado
    1 lata de tomate pelado
    1 cebola picada
    sal
    azeitonas em rodelas
    requeijão cremoso (utilizei daqueles de copo com consistência firme)

    Preparo:

    Recheio:
    Prepare primeiro o recheio pois ele precisa esfriar antes de ser colocado sobre a massa. Refogue a cebola com azeite e um pouco de sal. Adicione o frango e deixe refogar mais um pouco. Bata o tomate pelado em um processador ou pique em pedaços pequenos e adicione ao refogado de frango. Deixe secar um pouco e desligue o fogo. Deixe esfriar. Se achar necessário acrescente mais sal e os temperos de sua preferência. 
    Obs: Coloque o recheio de sua preferência...Que tal salsicha...Peito de peru e queijo...etc...Use a criatividade. 
     
    Massa:
    Bater todos os ingredientes líquidos, acrescentar a farinha e bater até formar uma massa consistente e cremosa. Incorporar o fermento com o auxílio de uma espátula. (OBS: para não forçar o liquidificador, transfira a mistura dos líquidos para uma tigela e misture manualmente a farinha e adicione por último o fermento.)
    Em uma assadeira, untada e enfarinhada, despeje metade da massa. Coloque o recheio lembrando de deixar uma borda ao redor de toda a assadeira. Sobre o recheio distribua as azeitonas e o requeijão. Utilizei uma colher de café para colocar o requeijão, fui distribuindo colheradinhas por cima de todo o recheio. Cubra com o restante da massa. Salpique queijo parmesão para decorar. Assar em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 45 minutos (até estar bem dourado e que espetando um palito na massa ele saia limpo) 
     
     
     

    BOLINHO DE ARROZ COM MUÇARELA

     
     não parece em nenhum momento que é feito com arroz, fora as opções de recheio que você pode variar.

     
     
    Ingredientes

    3 xícaras (chá) de sobra de arroz
    3 ovos
    4 batatas grandes cozidas e espremidas
    Sal a gosto
    Farinha de trigo até dar ponto
    Cubos de mussarela para o recheio

    Modo de fazer

    Cozinhe um pouco mais o arroz até ele ficar bem cozido. Enquanto cozinha o arroz aproveite e cozinhe as batatas também.
    Deixe o arroz esfriar, aproveite e passe as batatas ainda quente no espremedor de batatas, deixe esfriar também.
    Misture o arroz, as batatas, os ovos, o sal a gosto e vá colocando farinha até o ponto de desgrudar das mãos, a massa não pode ficar muito dura, o ponto é desgrudar da mão levemente, para modelar passe farinha na mão pra ajudar.
    Modele os bolinhos e recheie cada com um cubo de muçarela, frite em óleo quente.